31/05/2011

Educação no Brasil

Este é um assunto muito delicado para se falar, pois a anos as pessoas brigam a favor da educação, mas são sufocadas pela falta de interesse das demais, que podem ser consideradas ignorantes ou ainda outro grupo menor que podem ser considerados mau intencionados.

O fato é que não podemos negar que nosso ensino é muito fraco e ineficaz, mas por que?

Será a falta de verba para um salário justo para os professores? Será que é a falta de estrutura nas escolas? Ou será que são os pais que não sabem dar apoio e incentivo ao estudo?

Acredito que todas estas perguntas podem ser respondidas afirmativamente, mas acredito que ainda há um outro detalhe que é dado menos importância do que deveria:

O método educacional, ou melhor, o método de avaliação do Brasil é muito ineficaz, não conheço precisamente o método de outros países, não sei se são melhores ou piores, mas certamente o nosso precisa de melhoras urgentemente.

Um dos problemas do brasileiro é justamente se espelhar em outros países, não que obter ideias fora de casa seja ruim, pelo contrário é bom, mas o brasileiro só quer ser igual aos outros paises e isso impossibilita-o a ir mais além.

Nossas crianças são treinadas ensinadas de tal forma que já na adolescência sua preocupação é passar na prova. Se você perguntar a um adolescente o porque ele estuda, este provavelmente vai responder algo do tipo:
"Para passar na prova" ou "Por que meus pais me obrigam"
Depois de adulto, a resposta muda por que ele aprende a mentir dizer: "Por que quero ser alguém na vida"
Só não pergunte quem ele quer ser!

Se a preocupação é tirar notas boas na prova, o cérebro do estudante estará preocupado em armazenar aquelas informações até que faça a prova, e depois serão jogados para o canto e raramente serão acessados novamente.

Quando somos ainda crianças, apenas temos matérias divertidas e depois vão surgindo as matérias sérias. Quando as matérias finalmente ficam sérias para valer, somos obrigados a participar de todas elas e ninguém pergunta se você é a favor disto ou não.

Em alguns outros países o estudante tem a maleabilidade de selecionar algumas matérias para fazer o que gosta e isto é excelente para a aprendizagem.

A questão é, de que forma podemos garantir que alguém realmente aprendeu sobre um determinado assunto?

Acredito que a prova como é feita geralmente é infeliz nesta avaliação, principalmente pelo que citei acima, mas também pelo fato de que em nosso dia-a-dia temos acesso a várias fontes de informação e para prova somos obrigados a DECORAR e não a ENTENDER.

Então deixo meu conselho àqueles que não podem fazer algo a respeito: Estudem para as provas, mas estudem também outros assuntos que você ache interessante!

Editado:
Gostaria de acrescentar uma citação que, coincidentemente, acabei de ler sobre Einstein:
"[...] O ensino deveria ser assim: quem o receba o recolha como um dom inestimável, mas nunca como uma obrigação penosa." (Humberto Rohden, Einstein O enigma do Universo, p. 164, ed. 2, Editora Martin Claret, 2005)

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